Comemoração do «Dia Internacional dos Ensaios Clínicos @Pt»

Summing-up

No passado dia 25 de Maio de 2016 a PtCRIN, com o apoio do Infarmed, CEIC e FCT, promoveu um evento dedicado ao Dia Internacional dos Ensaios Clinicos, subordinado ao
tema "Ensaios clínicos da iniciativa do investigador"

A sessão de abertura e boas vindas contou com intervenções de Henrique Luz Rodrigues, Presidente do INFARMED e de Emilia Monteiro, da NOVA Medical School e Coordenadora do Consórcio PtCRIN.

Na sessão de abertura, o Sr. Presidente do Infarmed, Henrique Luz Rodrigues referiu o apoio e contribuição do Infarmed para que as redes se desenvolvam e para que estes projetos se multipliquem no País, até porque respondem a problemas que muitas vezes não são abordados pela indústria, produzem evidência e conhecimento, para além de capacitarem os recursos humanos.

O presidente do Infarmed, Henrique Luz Rodrigues, defende ainda que sejam criadas redes de investigação e alerta para a existência de competição entre centros em Portugal. 

Emilia Monteiro, da NOVA Medical School e Coordenadora do Consórcio naciona PtCRIN deu as Boas Vindas e apresentou a sessão "Portugal membro fundador da ECRIN-ERIC - Objetivos PtCRIN"

Apresentação "Portugal membro fundador da ECRIN-ERIC - Objetivos PtCRIN"

Da parte da manhã seguiram-se as apresentações: 

«Induction of Immune Tolerance in Human Allogeneic Hematopoietic Stem Cell Transplantation» apresentação proferida por João F. Lacerda (IMM/FM/UL) sobre o seu projeto financiado pelo H2020 para a realização de um ensaio clínico, onde partilhou com os presentes aspetos científicos do projeto e os factores de sucesso da candidatura do seu projeto.

«Setting up an IIT in Braga» de João J. Cerqueira (Hospital de Braga/ UM/ 2CABraga) que nos deu uma perspetiva muito clara dos passos a dar na preparação  de uma candidatura a fundos europeus, que envolva a realização de um ensaio clínico multinacional.

Apresentação "Setting up an IIT in Braga"

Após as apresentações desta sessão dedicada ao financiamento europeu para ensaios da iniciativa de investigadores, ocorreu a discussão moderada por Anabela Isidro da Fundação para a Ciência e Tecnologia. 

«PtCRIN supporting independent Clinical Trials» foi apresentada por Catarina Madeira, Correspondente Europeu da ECRIN para investigação clínica em Portugal.

Apresentação: "PtCRIN supporting independent Clinical Trials"

«Ensaios Clínicos de Iniciativa do Investigador
Experiência de um Centro» foi proferida por Luisa Lobato, Diretora do DEFI | Departamento de Ensino, Formação e Investigação do Centro Hospitalar do Porto. 

Apresentação "Ensaios Clínicos de Iniciativa do Investigador Experiência de um Centro"

A discussão da sessão dedicada à PtCRIN foi presidida por Alexandre Quintanilha, Presidente da CEIC.

Exposição dos serviços disponíveis nos Membros PtCRIN

Da parte da tarde seguiu-se a sessão sobre Estudos Intervencionais com dispositivos Médicos que foi moderada por Miguel Antunes, Assessor do Conselho Diretivo do Infarmed.

A tarde de trabalho foi iniciada com a apresentação «Classificação e Processo Regulamentar de Dispositivos Médicos nos ensaios Intervencionais» proferida por Sónia Cardoso, da Direção de Produtos de Saúde do Infarmed.  

A apresentação de António Lourenço, Membro Executivo da CEIC abordou os aspetos éticos para aprovação de um ensaio clínico com dispositivos médicos.

Miguel Castelo Branco, da Universidade de Coimbra/ICNAS apresentou dois estudos de intervenção com dispositivo médico que implementou em Portugal. Filipe Quinaz apresentou um dispositivo médico que desenvolveu e que pode ser usado em contexto clínico.    

Apresentação: «Classificação e Processo Regulamentar de Dispositivos Médicos nos ensaios Intervencionais»

Na última sessão do evento, dedicada a Ética e ao Impacto da Formação em Boas Práticas Clínicas, Maria Alexandra Ribeiro, Vice-presidente da CEIC, fez uma apresentação sobre os "Requisitos obrigatórios na formação em Boas Práticas Clínicas".

Luis Almeida, Diretor do Programa de Formação CLIC fez a última apresentação «Certificação de Investigadores Clínicos segundo o syllabus CLIC da PharmaTrain». 

Emilia Monteiro moderou a sessão e a discussão. Encerrou o dia de trabalho agradecendo a todos os presentes e convidados palestrantes.

Apresentação «Requisitos obrigatórios na formação em Boas Práticas Clínicas»
Apresentação «Certificação de Investigadores Clínicos segundo o syllabus CLIC da PharmaTrain»
MailerLite